sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Finalmente (re)acção!

Pois é, depois de uns dias de autêntica espamaceira em casa, tive finalmente alguma (bastante) acção...

Ontem de manhã bem cedinho, lá foi a menina toda contente com tudo (o que achava) que era preciso, á Universidade Lusófona candidatar-se. Chegada lá expliquei que vinha de uma escola estrangeira e que me ia candidatar,segundo o Artigo 20a, com os exames da minha escola, eu estava um pouco apreensiva e não sabia se eles iam aceitar porque nem todas as universidades aceitam este artigo, mas a senhora disse logo "Ah! o Art.20a, não é?" e aí eu desanuviei e passei-lhe tudo (o que eu achava) que era preciso. Qual não é o meu espanto, quando a senhora diz que faltava um documento do Art.20a e informou me que eu precisava de ir ao Ministério da Educação para obter o documento que faltava.
Fui. Cheguei. Expliquei. Resposta: "Para tratar disso tem que ir à Direcção Geral do Ensino Superior. Lá me dirigi ao local dito.
[Como eu (achava que) tinha os documentos todos e como sou portuguesa deixei tudo para o fim e hoje era já o último dia da 1º fase de candidaturas.] Na minha cabeça já via a minha vida toda a andar para trás, porque não tenho notas para entrar na universidade pública e concorrer em 2ªfase é perigoso porque pode já não haver vagas e eu pensava "Fogo aqui neste país sendo as coisas como são, já não me vou poder candidatar á 1ªfase porque os tais documentos só daqui no minímo a um mês é que vão estar prontos". Estava enganada. O senhor que me atendeu (por acaso um amor de senhor,muito simpático) disse que no dia seguinte (hoje) já estava pronto e que me telefonava assim que eu pudesse ir lá buscar os papéis. E pronto.
Fui á praia, depois fui ao cinema ver o Harry Potter (muito giro sim senhora,mas não me convenceu) e fui dormir a casa de uma amiga.


Hoje:
Para ser sincera, já pensava que o senhor se ia mas é esquecer e não me ia telefonar, bem...eu já estava pronta para aparecer lá e fazer juz áquela expressão "O Português trabalha bem é sobre pressão".Mas não precisei. Às dez e tal o homemzinho lá me telefona a dizer que estava pronto.
Fui buscar o documento X em falta.
Eu toda contente e pensava para mim: "Afinal ainda há esperança! A burocracia portuguesa não vai assim tão mal..."
pois...pois...
Chego à universidade e vou a entregar tudo e diz a senhora "Ah e tal...Isto é fotocópia! e eu "Pois é que também vou precisar desse documento Y para concorrer a outros sítios" e diz o colega da senhora "Podes é ir ali aos correios pedir uma fotocópia autênticada!".
Fui. Não era longe e também não me custava nada ir tirar uma fotocpopiazinha...Não custava nada?...humm...Quando senhora dos correios me disse "Vai ficar em dezasseis euros e oitenta." eu soltei (para dentro) um "F***SSE" e disse (para fora) um mudo "ah...sim...sim".
DEZASSEIS EUROS POR UMA MERA FOTOCÓPIA COM UM CARIMBO E UMA ASSINATURA???

Resultado: nunca mais digo bem da burocracia portuguesa!

Pronto já estou candidatada. Sei o resultado na segunda dia 10.
Ahh e já tenho exame de código marcado. Dia 2.

3 comentários:

Bernardo disse...

Prenda no meu blog, vai até lá ver :D

Desalinhado disse...

^^

Unknown disse...

Anúncio:

Os Desabafos da Sofia mudaram-se para aqui:

http://alguma-incontinencia-verbal.blogspot.com/

beijinhos e abraçinhos